Maurício Araujo

Licitação da Gare pode ser lançada na semana que vem

Licitação da Gare pode ser lançada na semana que vem

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o projeto para a revitalização da Gare. Essa era a etapa que faltava para que a prefeitura iniciasse a elaboração do edital. O projeto já está na seção de Licitações do Executivo, onde são feitos os trâmites internos para confirmar o certame. A expectativa é que, na próxima semana, seja lançado o edital. 


Segundo estimativas do vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), a reforma deve durar 180 dias, o que confirmaria as projeções dele mesmo: entregar a Estação Ferroviária de Santa Maria até o final de 2023.

A revitalização da Gare integra um projeto maior da administração Jorge Pozzobom (PSDB), que é impulsionar e movimentar o Distrito Criativo Centro-Gare. A ocupação da Estação Ferroviária deve ter espaços gastronômicos e de lazer feitos por meio de concessões. Também devem ser pensadas e criadas áreas destinadas à cultura e às artes, bem como ambientes que remontem a memória ferroviária. Tudo de forma sustentável.

Ao longo dos últimos meses, a Gare recebeu grandes eventos, como a Calourada Segura, Marcha para Jesus e Viva Santa Maria 2023, e mostrou, mais uma vez, que é um espaço público necessário à cidade, capaz de abrigar shows, festas e eventos que mobilizam a população. Sempre se soube da capacidade da Estação Ferroviária de levar entretenimento e lazer aos cidadãos, mas o espaço nunca recebeu o reconhecimento necessário, tanto histórico quanto cultural e econômico. 


Espera-se que os próximos meses sejam de obras no local, para que Santa Maria tenha de volta o imponente patrimônio.

 
O vice-prefeito Rodrigo Decimo destaca a importância de ressignificar esta região da cidade, e, parte disso, passa pela revitalização da Estação Ferroviária.

– Nós temos uma grande expectativa para a publicação do edital deste prédio icônico que é a Gare. Essa mobilização gera a possibilidade de termos a ocupação do espaço com cultura e desenvolvimento econômico. É a revitalização e ressignificação desse território, então esperamos muito para que a nova Gare seja positiva para todos. O largo da Gare já está ganhando destaque com os eventos que vêm sendo realizados, como o Viva Santa Maria, e a revitalização vai agregar ainda mais nesse sentido – afirma Decimo


DISTRITO CRIATIVO

Nessa semana, o Distrito Criativo Centro-Gare recebeu notícias relevantes para o impulsionamento e a efetivação da proposta. A venda do Edifício Galeria Rio Branco, com obra parada há mais de 50 anos, sem dúvida é o mais impactante deles. O prédio deve ser concluído para o uso residencial e deve dar cara nova ao “elefante branco” encravado em uma das principais avenidas da cidade. Foram cinco décadas de espera, licitações vazias e incertezas quanto à destinação. A Construtora Jobim, única a apresentar proposta na última semana, assumirá a obra.


Também nessa semana, mais de 530 luminárias foram substituídas por lâmpadas led, o que garante mais luminosidade para o Centro Histórico. Ressalta-se, ainda, que nos próximos dias devem ser retomadas as obras na Praça Saldanha Marinho, que será revitalizada por meio de medidas compensatórias. Logo ali ao lado, o Calçadão Salvador Isaia está 90% concluído, e o serviço deve ser encerrado, conforme contrato, no próximo mês.

 
Essas iniciativas sendo concluídas, junto à Gare e os empreendimentos instalados na Vila Belga, darão o que a prefeitura tanto busca àquela região: movimento, sustentabilidade e uma nova história para o centro de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Todos os municípios da região estão infestados pela dengue Anterior

Todos os municípios da região estão infestados pela dengue

Na reta final: Calçadão está 90% concluído Próximo

Na reta final: Calçadão está 90% concluído

Mauricio Araujo